Curso de Formação de Técnico em ABA

Objetivos

O principal objetivo deste curso é formar Técnicos em Análise do Comportamento Aplicada (ATs ou aplicadores). Faremos isso por meio do ensino de princípios fundamentais e de diferentes modelos de intervenção da Terapia ABA

Data de início

O curso online está programado para iniciar no dia 18 de junho de 2022. Serão 5 encontros, um por mês, encerrando no dia 22 de outubro de 2022. A carga horária total é de 53 horas-aula.

Investimento

O valor total do curso é R$2.000,00. No entanto, estamos realizando promoções frequentemente. O curso pode ser comprado à prazo no cartão de crédito (o sistema cobra juros sobre o qual não temos controle)

R$1500,00

Z

Aprovado pelo QBA

O curso é aprovado pelo Qualified Applied Behavior Analysis Credentialing Board (QABA) como um dos requisitos para obtenção da credencial Appled Behavior Analysis Technician (ABAT). Saiba mais.

MAIS INFORMAÇÕES

Calendário Completo

A carga horária total é de 53 horas-aula. O curso será online, pela plataforma Google Meet. O curso é dividido em 5 módulos. Os módulos 1, 3, 4 e 5 ocorrerão aos sábados, das 8h às 17h00 . O módulo 2 ocorrerá a sábados, das 8h às 17h00, e domingo, das 8h às 12h. As aulas ocorrerão uma vez por mês, durante 5 meses, e terão início em Fevereiro de 2022. Segue o calendário e o conteúdo abordado:

 

  • 18/06/22 – Módulo 1: Conceitos Fundamentais e Ética
  • 16 e 17/07/22 – Módulo 2: Ensino Estruturado
  • 20/08/22 – Módulo 3: Comportamento Verbal
  • 10/09/22 – Módulo 4: Ensino Naturalístico e Avaliação
  • 22/10/22 – Módulo 5: Comportamentos Desafiadores

Dr. Robson Faggiani, QBA, BCBA-D (Professor)

Supervisor Psicólogo. Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva, Mestre e Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Já foi supervisor do CAIS (Centro de Apoio à Inclusão Social – USP). Desde 2006 trabalha como Terapeuta ABA e desde 2009 como Consultor ABA, desenvolvendo Planos de Intervenção Individualizada para crianças com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) e oferecendo treinamento a novos profissionais. Possui Certificação em Análise do Comportamento Aplicada com Doutorado (BCBA-D), é Analista do Comportamento Qualificado (QBA) e Analista do Comportamento Internacional (IBA). É Diretor e Supervisor Geral da Clínica Incentivo.

Conteúdo Completo

O conteúdo do curso segue o padrão estipulado pelo QABA. Abaixo, segue todo o conteúdo que será abordado, não necessariamente na ordem dos módulos:

Autism Spectrum Disorder 

Transtorno do Espectro do Autismo

  • ASD and common characteristics and deficits (Déficits e características comuns ao TEA)
  • Autism as a spectrum disorder with a triad of primary impairments (Autismo como um transtorno espectral com uma tríade de prejuízos primários)
  • ‘Red flags’ used in early diagnosis (‘Bandeiras vermelhas’ utilizadas em diagnóstico precoce)
  • Risk factors to autism spectrum disorders (Fatores de risco para transtorno do espectro do autismo)
  • Terminology associated with diagnosis, such as pragmatic language, receptive and expressive language, sensory-motor, social skills, joint attention, stereotypy (Terminologia associada com o diagnóstico, como linguagem pragmática, linguagem receptiva e expressiva, sensório-motor, habilidades sociais, atenção compartilhada, estereotipia)
  • How and when disorders are commonly associated in differential diagnosis, such as learning disabilities, processing disorders, etc. (Como e quando transtornos são comumente associados em diagnósticos diferenciais, tais como dificuldades de aprendizagem, transtornos de processamento, etc)
  • Identify co-morbid disorders associated with ASD (Identificar comorbidades associadas ao TEA)

 

Core Principles of Behavior Analysis

Princípios Básicos da Análise do Comportamento 

  • Basic assumptions in behaviorism and behavior modification (Pressupostos básicos do behaviorismo e da modificação do comportamento)
  • Classical and operant conditioning, conditioned and unconditioned reinforcement and punishment (Condicionamento clássico e operante, reforçadores condicionados e incondicionados, e punição)
  • Three-part contingency; antecedents, behaviors, consequences (Contingência de três termos; antecedentes, comportamentos, consequências)
  • Foundational behavioral terminology including, extinction, extinction burst, spontaneous recovery, deprivation, satiation, stimulus, discriminative stimulus, stimulus control, responses, motivation operations, establishing operations, setting events (Terminologia analítico-comportamental fundamental, incluindo extinção, ‘explosão’ da extinção, recuperação espontânea, privação, saciação, estímulo, estímulo discriminativo, controle de estímulos, resposta, operações motivadoras, operantes estabelecedoras, eventos estabelecedores)
  • Principles and types of schedules of reinforcement and punishment (Princípios e tipos de esquemas de reforçamento e punição)
  • Contingent and non-contingent; primary and secondary reinforcement and punishment (Contingente e não-contingente, reforçadores primários e secundários, e punição)
  • Terms and definitions of Applied Verbal Behavior (AVB) (Termos e definições de Comportamental Verbal Aplicado)

 

Legal, Ethical and Professional Considerations

 Considerações profissionais, ética e leis 

  • Scope and role of practice for the ABAT (Escopo e papel do Técnico Comportamental)
  • QABA code of ethics, policies and procedures (Código de ética do QABA, políticas e procedimentos)
  • Limitations of confidentiality (Limitações da confidencialidade)
  • HIPAA (HIPAA)
  • Advocacy and collaborative approach to intervention (Advocacia e abordagem colaborativa à intervenção)
  • Identify the following acronyms: IEP, IDEA (Identificar os acrônimos: IEP, IDEA)

 

 Antecedent Interventions 

 Intervenções antecedentes

  • Define and identify positive behavior support systems (Definir e identificar sistemas de suporte comportamental positivo)
  • Premack principle, behavioral momentum, priming, forced choice (Princípio de Premack, momento comportamental, antecipação, escolha forçada)
  • Identify common environment and visual supports and benefits of each such as, functional communication training, PECS, TEACCH, social stories, video modeling, visual schedules (Identificar eventos comuns, suportes visuais, e benefícios de cada um, tais como treino de comunicação funcional, PECS, TEACCH, histórias sociais, vídeo modelação e agendas visuais)

 

Skill Acquisition Programming 

Aquisição de habilidades

  • Elements of effective goals and objectives (Elementos de metas e objetivos efetivos)
  • Task analysis (Análise de tarefas)
  • Backward and forward chaining (Encadeamento de trás para frente e de frente para trás)
  • Verbal operants (Operantes verbais)
  • Pivotal behavior (Comportamento pivotal)
  • Pivotal response training (PRT) (Treino de respostas pivotais)
  • Pairing (Pareaento)
  • Modeling (Modelação)
  • Imitation (Imitação)
  • Mimetic behavior (Comportamento mimético)
  • Motor behavior (Comportamento motor)
  • Shaping (Modelagem)
  • Discrete trial teaching (DTT) (Ensino por tentativas discretas)
  • Types of prompts (Tipos de dicas)
  • Prompt dependence and fading (Dependência de dicas e esvanecimento)
  • Demands and demand fading (Demandas e esvanecimento de demandas)
  • Errorless learning (Aprendizagem sem erros)
  • Error correction procedures (Procedimento de correção de erros)
  • Stimulus control and transfer (Controle e transferência de estímulos)
  • Transfer trials (Tentativas de transferência)
  • Discrimination training (Treino de discriminação)
  • Natural environment teaching (NET) (Ensino naturalístico)
  • Generalization and maintenance (Generalização e manutenção)

 

 Behavior reduction interventions 

 Intervenções para redução de comportamento 

  • Behavior Intervention Plan (BIP) (Plano de intervenção comportamental)
  • Name 4 functions of behavior and define FBA (Nomear as quatro funções do comportamento e definir a análise funcional)
  • Contingency interventions, such as token economy, positive practice, over-correction, response cost, time out (Intervenções contingentes, tais como economia de fichas, prática positiva, over-correction, custo de resposta, timeout)
  • Differential reinforcement procedures: DRO, DRA, DRI, DRL, DRH (Procedimentos de reforçamento diferencial: DRO, DRA, DRI, DRL, DRH)

 

 Data collection and analysis 

Coleta e análise de dados 

  • Reliability and validity (Confiabilidade e validade)
  • Operational definitions (Definições operacionais)
  • Types of assessments: preference, self-monitoring, ABC, environmental evaluation (Tipos de avaliação: preferência, automonitoramento, ABC, avaliação ambiental)
  • Types of measurement, such as frequency/event recording, duration, time sampling, interval, partial interval, and latency (Tipos de medida, tais como frequência, registro de eventos, duração, amostragem de tempo, intervalo, intervalos parciais e latência)
  • Continuous and discontinuous; direct and indirect data recording (Registro contínuo e descontínuo, registro de dados direto e indireto)
  • Basic graphs; line, scatterplot, bar (Gráficos básicos; linha, scatterplot, barras)
  • Define and identify the benefits of IOA (Definir e identificar os benefícios da concordância entre observadores)

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