Rotação de brinquedos: aumentando o interesse e reduzindo o consumismo

Mas antes de chegarmos as vias de fato, do que se trata a rotação de brinquedos? A rotação de brinquedos consiste em selecionar um grupo de brinquedos para ficar disponível para a criança durante um determinado período, enquanto os outros são guardados. Após um intervalo de tempo, os brinquedos são trocados, trazendo variedade e novidade para a criança. Essa técnica ajuda a combater a saturação que muitas crianças experimentam ao ter muitos brinquedos à disposição ao mesmo tempo.

Os benefícios da rotação de brinquedos:

  • Redução de distratores: Com menos brinquedos disponíveis, a criança tende a se concentrar mais em cada item, explorando melhor suas funções.
  • Brincar criativo: A rotação faz com que brinquedos anteriormente guardados sejam redescobertos, estimulando a criatividade ao criar novas maneiras de brincar.
  • Organização do ambiente: Com menos brinquedos à vista, é mais fácil para as crianças e pais manterem seus espaços organizados.
  • Redescobrindo os brinquedos antigos: Reintroduzir brinquedos após um período de ausência faz com que a criança volte a ter interesse neles, como se fossem novos.

Como implementar a rotação de brinquedos:

Quem fica e quem sai: Alguns brinquedos podem estar ultrapassados em termos de interesse ou habilidade. Por exemplo, brinquedos para bebês, como mordedores ou chocalhos, podem não ser mais interessantes para uma criança em idade pré-escolar. Os brinquedos que não são mais adequados para a criança, mas que ainda estão em boas condições, podem ser doados para outras crianças ou instituições, como creches e orfanatos.

Organize os brinquedos em categorias: O primeiro passo é classificar os brinquedos em diferentes categorias, como por exemplo na tabela abaixo. Isso ajuda a garantir que, em cada rodada de brinquedos, a criança tenha uma variedade de estímulos.

Criando os grupos para rotação: Em seguida, crie grupos de brinquedos com uma mistura equilibrada de categorias para cada rodada. Esses grupos serão revezados em um cronograma determinado, assim como com a tabela abaixo. Os brinquedos que não estiverem no grupo da semana serão guardados fora do acesso da criança.

           

Cronograma de rotação: Defina um cronograma regular para trocar os brinquedos. A alternância pode ser semanal, quinzenal ou mensal, dependendo da idade e do interesse da criança. No início, pode ser interessante observar como a criança responde a essa mudança para ajustar o intervalo de tempo.

Monitorando o interesse: Observe como a criança interage com os brinquedos em cada período. Se houver perda de interesse antes do tempo previsto, você pode alterar o grupo de brinquedos antes do prazo.

Na prática:

Primeira semana: A criança tem à disposição blocos de montar, dinossauros de brinquedo, um jogo da memória e alguns carrinhos. Ela pode passar a semana explorando a construção de torres, brincando de faz de conta com os dinossauros e correndo com os carrinhos pelo quarto.

Segunda semana: Na segunda semana, os brinquedos são trocados. Agora, a criança recebe quebra-cabeças, super-heróis, uma cozinha de brinquedo e alguns instrumentos musicais. Essa nova seleção a leva a brincar de resolver quebra-cabeças, criar histórias com super-heróis e explorar sons com os instrumentos musicais.

Terceira semana: Os brinquedos disponíveis são massinha de modelar, bonecas, blocos de madeira e trens de brinquedo. A criança pode criar formas com a massinha, construir com os blocos e brincar com o trem, desenvolvendo ainda mais suas habilidades motoras e sua imaginação.

Quarta semana: Na última semana do ciclo, os brinquedos são ferramentas de brinquedo, jogo de tabuleiro simples, dinossauros e mais massinha. Ao terminar esse ciclo, os brinquedos do início da rotação podem ser reintroduzidos, começando novamente com renovado interesse.

A rotação de brinquedos é uma estratégia simples e eficaz que oferece uma série de benefícios, como o aumento do interesse, a promoção da organização e o estímulo à criatividade. Com uma abordagem organizada, como demonstrado nas tabelas de categorias e cronograma, pais e educadores podem facilmente implementar essa prática no cotidiano das crianças. A chave é manter a variação e observar os interesses da criança para ajustar o cronograma conforme necessário, garantindo que a brincadeira seja sempre envolvente e enriquecedora.

Referências:

Trawick-Smith, J., et al. (2015). The Effects of Toys on the Play Quality of Preschool Children: Influence of Gender, Ethnicity, and Socioeconomic Status. Early Childhood Education Journal, 43(4), 249-256.

Ginsburg, K. R. (2007). The Importance of Play in Promoting Healthy Child Development and Maintaining Strong Parent-Child Bonds. Pediatrics, 119(1), 182-191.

Autor do post:

 Me. Amanda de Oliveira – Psicóloga (CRP: 13/9360), Pós Graduada em Clínica Analítico Comportamental, mestre em Psicologia Social.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você também pode se interessar por:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *