O que é VB-MAPP?

 

1. Objetivo

O objetivo principal do VB-MAPP é avaliar o repertório verbal e as habilidades de desenvolvimento de crianças, especialmente aquelas com autismo e outros atrasos no desenvolvimento. A ferramenta ajuda a identificar marcos importantes nas áreas de comunicação, habilidades sociais e motoras. A avaliação é dividida em diferentes níveis, baseados no desenvolvimento típico de crianças de 0 a 48 meses, com a meta de identificar habilidades que já foram adquiridas, as que ainda precisam ser trabalhadas e as barreiras que dificultam o aprendizado. Essa avaliação permite que profissionais desenvolvam planos de intervenção mais personalizados e focados nas necessidades específicas da criança, garantindo uma abordagem eficaz.

A base teórica do VB-MAPP está fundamentada na análise do comportamento verbal de B.F. Skinner, que diferencia a linguagem em diferentes operantes, como mands (pedidos), tacts (nomes), intraverbais (respostas a perguntas) e ecoicos (repetição de palavras). O VB-MAPP, desenvolvido por Mark Sundberg, aplica esses conceitos ao avaliar a linguagem e a comunicação, permitindo uma análise funcional mais aprofundada do comportamento verbal de crianças. Isso oferece uma base robusta para intervenções comportamentais que utilizam a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para promover o desenvolvimento dessas habilidades.

 

2. O que avalia?

O VB-MAPP avalia cinco áreas principais do desenvolvimento de crianças com autismo e atrasos no desenvolvimento:

  • Marcos do Comportamento Verbal: Essa área avalia o progresso em 170 marcos de habilidades verbais, divididos em 16 operantes, como pedir (mands), nomear (tacts) e responder a perguntas (intraverbais). Os marcos são organizados em três níveis de desenvolvimento, refletindo a progressão típica de habilidades verbais e sociais de uma criança até 48 meses.
  • Barreiras à Aprendizagem: Essa seção identifica até 24 barreiras que podem interferir no aprendizado, como dificuldades comportamentais, sensoriais, e falta de atenção. Ao reconhecer essas barreiras, os terapeutas podem adaptar melhor o plano de intervenção para superar os obstáculos que a criança enfrenta.
  • Habilidades de Transição: Avalia a prontidão da criança para transições, como de um ambiente terapêutico intensivo para uma sala de aula regular, focando nas habilidades necessárias para uma maior independência e sucesso em ambientes menos estruturados.
  • Suporte no Ambiente e Aprendizado: Esta área avalia o nível de suporte necessário para a criança aprender de forma eficaz, seja em casa, na escola ou na terapia. Envolve a análise do ambiente de ensino e como ele pode ser adaptado para atender às necessidades individuais.
  • Avaliação do Nível de Alfabetização: Embora o VB-MAPP seja mais conhecido por avaliar habilidades verbais, ele também inclui uma avaliação do progresso em áreas como leitura e escrita, ajudando a criar um plano para o desenvolvimento dessas habilidades quando apropriado.

Embora seja projetado para crianças de 0 a 4 anos, o VB-MAPP pode ser adaptado para crianças mais velhas que apresentam atrasos no desenvolvimento, permitindo que profissionais continuem a monitorar e ajustar os planos de ensino conforme necessário.

 

3. Uso clínico

O VB-MAPP é uma ferramenta de avaliação que permite a criação de planos de intervenção individualizados, focando nas habilidades da criança e nas áreas onde há atraso. Essa avaliação inclui tanto os marcos do desenvolvimento verbal quanto as barreiras que podem estar dificultando o aprendizado, como questões comportamentais ou sensoriais. Com base nos resultados dessas avaliações, é possível desenhar um plano de intervenção personalizado, que se adapta às necessidades específicas da criança, facilitando a superação de barreiras e o avanço nas habilidades de linguagem e aprendizado.

Além disso, o VB-MAPP é geralmente aplicado a cada 6 ou 12 meses para acompanhar o progresso da criança. Esse acompanhamento periódico permite ajustar o plano de intervenção conforme a evolução da criança, assegurando que os alvos de ensino e as metas terapêuticas estejam sempre alinhados com as necessidades atuais. O sistema de reavaliação contínua garante que as intervenções sejam baseadas em dados concretos e atualizados, promovendo um progresso sustentado e significativo.

 

4. Beneficios

O VB-MAPP é utilizado por diversos profissionais como psicólogos, analistas do comportamento, terapeutas ABA e fonoaudiólogos. Esses especialistas o utilizam para avaliar habilidades de linguagem e desenvolvimento de crianças com autismo e outros atrasos no desenvolvimento, permitindo a criação de intervenções personalizadas com base nos pontos fortes e áreas de atraso identificadas. A ferramenta é amplamente empregada para guiar o ensino e avaliar o progresso das crianças ao longo do tempo, possibilitando ajustes contínuos nas estratégias de intervenção conforme necessário.

Entre os benefícios do VB-MAPP estão a identificação detalhada de habilidades verbais, o que permite uma compreensão mais precisa das necessidades da criança. Além disso, ele direciona o ensino de forma eficiente, garantindo que os terapeutas possam trabalhar nas áreas mais relevantes para o desenvolvimento da criança. O VB-MAPP também oferece uma visão clara dos progressos realizados, permitindo monitorar de forma contínua o avanço das crianças e ajustar os planos de ensino para maximizar o aprendizado.

 

5. Conclusão

o VB-MAPP é uma ferramenta fundamental para profissionais que trabalham com crianças com autismo e atrasos no desenvolvimento, como psicólogos, analistas do comportamento e fonoaudiólogos. Ao oferecer uma avaliação abrangente e detalhada das habilidades verbais e de aprendizado, ele permite a elaboração de planos de intervenção individualizados, ajustados às necessidades específicas da criança. Com a sua aplicação regular, geralmente a cada 6 ou 12 meses, os profissionais podem monitorar de perto o progresso das crianças e fazer ajustes necessários para otimizar o ensino e o desenvolvimento de habilidades. Assim, o VB-MAPP garante um ensino eficiente e direcionado, proporcionando uma visão clara dos avanços e das áreas que necessitam de mais suporte.

Referência:

SUNDBERG, Mark L. VB-MAPP Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program: a language and social skills assessment program for children with autism or other developmental disabilities: guide. Mark Sundberg, 2008.

Autor do post:

Luiz Kennedy de Almeida Silva. – Psicólogo (CRP:13/9162), Pedagogo especializado em Psicopedagogia.

Você também pode se interessar por:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *