ARTIGOS
Informações em texto ou vídeo
Introdução ao PEAK
O PEAK (Promoting the Emergence of Advanced Knowledge) é um instrumento inovador desenvolvido para avaliação e...
Habilidades Sociais para Fazer Amizade
Amizades desempenham um papel essencial no desenvolvimento emocional e social das crianças. Ter amigos não é apenas...
Incentive atividades com Reforçamento Positivo
Quando se trata de incentivar as pessoas a fazerem o que precisam, existem duas abordagens principais: o reforçamento...
Masking no Autismo: O que é, Como Acontece e Seus Impactos
O termo masking, ou camuflagem social, refere-se a um fenômeno em que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)...
Transformando Desafios em Conexão: Como o Protocolo BALANCE Pode Ajudar Você e Seu Filho
Você tem dificuldades para brincar com seu filho ou encontra desafios para que ele siga suas instruções em casa? Já...
O que é a Economia de Fichas e como ela pode ajudar na Modificação de Comportamentos
A economia de fichas é uma estratégia amplamente utilizada na modificação de comportamento, especialmente no contexto...
PECT – Programa Eficiente de Construção de Tolerância
A Clínica Incentivo desenvolveu o Programa Eficiente de Construção de Tolerância (PECT) para ensinar habilidades como...
O Método Fônico para Alfabetização: Consciência Fonológica como Base do Aprendizado
A alfabetização é uma etapa fundamental no desenvolvimento de qualquer criança, pois abre as portas para a compreensão...
A Importância do Socially Savvy para o Desenvolvimento de Habilidades Sociais em Crianças com TEA
As crianças com TEA frequentemente apresentam desafios em habilidades sociais, como manter interações com colegas,...
Motivação e Comportamento na ABA: O Papel das Operações Motivadoras
As operações motivadoras (OM) são eventos ou condições que afetam o valor de um reforçador e, consequentemente, a...
ABA vai além dos protocolos de avaliação!
No campo da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), os protocolos de avaliação representam uma ferramenta...
Rotação de brinquedos: aumentando o interesse e reduzindo o consumismo
O brincar funcional é uma fundamental para o desenvolvimento das crianças. Brinquedos servem como ferramentas para...
o que é AFLS?
O Assessment of Functional Living Skills (AFLS) é uma ferramenta abrangente que avalia as habilidades práticas e...
Prevenção do Abuso Sexual em Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Um Guia para Pais e Cuidadores
Dentre as condições que definem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão as dificuldades relacionadas à...
Equipe Multiprofissional e o Atendimento Integral ao Paciente: Benefícios e Desafios
Você acredita que uma intervenção complexa, como a seletividade alimentar, por exemplo, pode ser conduzida com sucesso...
O que é VB-MAPP?
O VB-MAPP (Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program) é uma ferramenta de avaliação baseada...
Essential for Living: 8 Habilidades essenciais para uma vida funcional e independente.
A avaliação Essential for Living é focada em ensinar habilidades funcionais para crianças e adultos com deficiências...
Trecho do curso de Ferramentas para Supervisores
O vídeo mostra um trecho do curso “Ferramentas para Supervisores”, no qual o Dr. Robson Faggiani fala sobre como determinar objetivos de ensino. O curso total tem 14 horas e tem como meta ensinar estratégias que aprimorem o trabalho dos supervisores.
As mudanças no critério diagnóstico do TEA na CID-11
A CID-11 começou a valer em 2022 e traz mudanças nos diagnósticos de transtornos relacionados ao autismo. É válido conhecer as alterações realizadas e compreender como os novos critérios podem impactar o modo como se compreende o TEA.
Participação dos pais na Terapia ABA
A participação dos pais na Terapia ABA é fundamental. Há diversas razões para isso, mas podemos dizer que a principal é que os pais são ótimos terapeutas! Quando eles somam forças com os profissionais, os clientes têm resultados muito mais rápidos!
Quem é o supervisor ABA
Quem é o Supervisor ABA? É importante conhecer a formação necessária e a experiência técnica requerida para que alguém seja um Supervisor ABA. No vídeo, o Dr. Robson fala sobre isso, com base em definições de instituições especializadas.
Estratégias Naturalísticas de Ensino
A Terapia ABA deve produzir generalização. Um dos melhores modos de fazer isso é por meio das Estratégias Naturalísticas de Ensino, nas quais os interesses dos clientes são utilizados para motivar e ensinar de modo lúdico.
A importância do PECS
O Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) é uma estratégia fundamental de ensino de Comportamento Verbal. Ajuda no desenvolvimento da linguagem de quem ainda não fala e amplia a linguagem de quem está começando a aprender.
Dicas para o ensino de intraverbal
No vídeo, o Dr. Robson descreve algumas estratégias interessantes para o ensino da habilidade Intraverbal, que consistem em responder ao comportamentos verbal dos outros. Ou seja, habilidades de conversação que farão diferença na socialização dos clientes.
Avaliação Funcional do Comportamento
Muitas crianças com TEA têm comportamentos desafiadores. Esses comportamentos podem interferir no processo de aquisição de novas habilidades e atrapalhar a socialização, sendo de suma importância, portanto, compreender sua função e contexto em que ocorrem.
Entrevista sobre Terapia ABA
Este vídeo mostra uma entrevista com o Dr. Robson feita em 2010. Ele fala sobre características importantes da Terapia ABA e como os procedimentos de intervenção devem ser executados, além de descrever diferentes tipos de ensino da Terapia ABA.