As crianças com TEA frequentemente apresentam desafios em habilidades sociais, como manter interações com colegas, entender normas sociais, regras para iniciar um conversação e comunicar-se adequadamente (American Psychiatric Association, 2013). Esses desafios impactam diretamente sua capacidade de criar e manter relacionamentos significativos. O Socially Savvy se apresenta como um guia abrangente que auxilia pais e profissionais na elaboração e implementação de intervenções específicas para o desenvolvimento das habilidades sociais de crianças com TEA.
Embora o protocolo ofereça uma estrutura valiosa para que o supervisor do caso direcione a intervenção, é fundamental que ele não se limite apenas às diretrizes estabelecidas no programa. Para otimizar a eficácia da intervenção, é necessário um entendimento profundo do indivíduo, da dinâmica familiar e do contexto em que a criança está inserida. Esse olhar individualizado permite que o Socially Savvy seja adaptado de maneira flexível, garantindo que as necessidades únicas de cada criança sejam respeitadas e que as metas sociais sejam atingidas de forma personalizada e significativa.
O programa é fundamentado na análise do comportamento e utiliza reforços positivos para incentivar comportamentos desejáveis, promovendo a interação social natural e engajante. Leaf et al. (2011) defendem que o programa oferece um guia acessível e prático, permitindo que os profissionais adaptem as metas de acordo com as necessidades individuais da criança.
Ao utilizar o Socially Savvy, profissionais podem estabelecer metas sociais precisas, como melhorar a capacidade de iniciar conversas, fazer pedidos e reconhecer emoções em contextos sociais. Cada objetivo é desmembrado em passos menores, facilitando o progresso da criança em uma sequência lógica e gerenciável. Isso é crucial, pois o planejamento cuidadoso e a execução das etapas ajudam a garantir que cada comportamento social seja consolidado antes de progredir para o próximo (Leaf et al., 2011).
Exemplo Prático de Definição de Objetivos com Socially Savvy
Um exemplo de objetivo traçado com o Socially Savvy poderia ser a habilidade de “esperar sua vez em uma conversa”. Para alcançar essa meta, o programa sugere:
- Introduzir uma estrutura de comunicação, como uso de cartões visuais para indicar quando falar.
- Reforçar positivamente cada tentativa bem-sucedida de aguardar.
- Praticar a habilidade em ambientes naturais e supervisionados para promover ageneralização.Estudos mostram que programas que aplicam metodologias ABA, como o Socially Savvy, são eficazes no desenvolvimento de habilidades sociais de crianças com TEA.
Essas abordagens promovem o engajamento e a adaptação social, permitindo que as crianças se sintam mais confiantes e preparadas para interações sociais (Leaf et al., 2011). O programa também facilita a colaboração entre família, escola e terapeutas, garantindo que as habilidades sejam praticadas e reforçadas em múltiplos contextos.
Conclusão
O Socially Savvy é uma ferramenta preciosa para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA, oferecendo um suporte completo para que pais e profissionais definam objetivos específicos e monitoráveis com confiança e clareza. A estrutura do programa, fundamentada na análise do comportamento, não só orienta a criação de metas práticas, como também facilita a adaptação e implementação de cada uma delas de forma individualizada, respeitando as particularidades de cada criança. Ao criar oportunidades para que as crianças pratiquem e fortaleçam suas habilidades sociais, o Socially Savvy se torna um verdadeiro aliado na construção de uma socialização mais positiva.
Referencia
James T Ellis, Ph.D., BCBA-D and Cristine Almeida, M. S. Ed.,S., BCBA
Autor do artigo
Joice Maria – Psicóloga (CRP: 13/9917)
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