Essential for Living: 8 Habilidades essenciais para uma vida funcional e independente.

  1. Fazer pedidos

“Fazer pedidos” (mandos) é um conceito importante dentro da terapia ABA, usado para ensinar pessoas com autismo a expressarem suas necessidades e desejos de maneira funcional. Um mando é basicamente uma solicitação que a pessoa faz para obter algo que deseja, como um objeto, uma ação ou mesmo atenção. Essa habilidade é importante para melhorar a comunicação, reduzir comportamentos problemáticos e aumentar a independência.

A habilidade de pedir algo pode começar com gestos, sinais ou sons simples e evoluir para pedidos mais complexos, como frases completas. Por exemplo, a criança pode aprender a pedir um brinquedo ou comida usando palavras, sinais ou dispositivos de comunicação. O sucesso dessa comunicação é reforçado com a entrega imediata do que foi solicitado, o que ajuda a fortalecer o comportamento comunicativo desejado. Esse reforço imediato é essencial para que a criança entenda a relação entre o pedido e a obtenção do que deseja.

Além disso, o treinamento de mandos é altamente personalizado, considerando o nível de motivação e as habilidades de comunicação da pessoa. O ambiente também é manipulado para criar oportunidades de solicitação, como colocar um objeto fora do alcance da criança para que ela precise pedir por ele. Essa abordagem pode não apenas melhorar a comunicação, mas também reduzir comportamentos inadequados, como acessos de raiva, que podem surgir da frustração por não conseguir se expressar adequadamente

  1. Esperar

Ensinar uma criança a esperar é uma habilidade fundamental dentro da abordagem ABA e no Essential for Living. O conceito de esperar envolve a capacidade de controlar a impulsividade e tolerar atrasos na gratificação, uma habilidade importante para a vida cotidiana, especialmente para indivíduos com autismo ou outras deficiências.

Para ensinar essa habilidade, o processo geralmente começa de maneira simples, como pedir para a criança esperar alguns segundos antes de receber um item ou uma atividade que deseja. Aos poucos, o tempo de espera é aumentado. O reforço positivo, como elogios ou a entrega do item esperado após a espera, é utilizado para fortalecer o comportamento desejado.

Uma técnica comum é criar oportunidades naturais no ambiente onde a criança precise esperar, como colocar um brinquedo fora do alcance e pedir que ela espere antes de pegá-lo. O uso de um cronômetro visual ou pistas verbais pode ajudar a criança a entender o conceito de tempo e expectativa, facilitando o processo de aprendizagem. A paciência e consistência são essenciais durante esse treinamento, com a meta de reduzir comportamentos problemáticos, como frustração e birras, que podem ocorrer devido à dificuldade de esperar​

  1. Aceitar transições e compartilhamentos

No Essential for Living, a habilidade de aceitar transições, compartilhamentos e turnos é crucial para promover a integração social e o desenvolvimento de habilidades de vida diária. Essa habilidade envolve ensinar o indivíduo a lidar com a remoção de itens preferidos, compartilhar recursos e respeitar a vez dos outros. O objetivo é reduzir comportamentos problemáticos, como a resistência a mudanças ou a dificuldade em dividir, utilizando reforço positivo e estratégias que ajudem a tolerar essas situações de forma gradual e consistente

  1. Realizar tarefas

No Essential for Living, a habilidade de “realizar tarefas” refere-se à capacidade do indivíduo de completar atividades já aprendidas de maneira contínua e independente. Isso pode envolver a execução de várias tarefas curtas ou de uma sequência de etapas, como arrumar a mesa, organizar objetos ou realizar tarefas acadêmicas simples.

O treinamento dessa habilidade visa aumentar a autonomia do indivíduo, ajudando-o a desenvolver um senso de responsabilidade e autossuficiência. As tarefas são ajustadas conforme a capacidade do indivíduo, com reforços positivos sendo usados para incentivar a conclusão dessas atividades. Além disso, a repetição e a prática contínua são cruciais para garantir que o indivíduo consiga realizar as tarefas sem assistência constante

  1. Aceitar “não”

No Essential for Living, aceitar o “não” é uma habilidade essencial que ensina os indivíduos a lidar com a negação de um pedido ou a interrupção de uma atividade de forma adequada. Esse treinamento ajuda a evitar comportamentos desafiadores e a desenvolver maior tolerância à frustração.

A introdução do “não” deve ser feita de forma gradual, começando com situações de baixa intensidade, como negar um objeto menos desejado. À medida que a pessoa aprende a aceitar o “não” nessas situações, o treinamento avança para contextos mais complexos, como recusar algo que o indivíduo realmente quer. Durante o processo, é essencial usar empatia e reforçar positivamente o comportamento adequado, como elogiar ou oferecer uma alternativa interessante quando o “não” é bem aceito.

Práticas consistentes e modelagem comportamental também são cruciais. Criar cenários simulados em que o indivíduo escute o “não” e pratique respostas apropriadas, como dizer “ok” ou escolher uma atividade alternativa, facilita a aquisição dessa habilidade. O uso de reforço positivo ajuda a consolidar a tolerância ao “não” e prepara o indivíduo para lidar melhor com situações frustrantes no dia a dia.

  1. Seguir instruções de saúde e segurança

Ensinar o indivíduo a seguir instruções relacionadas à saúde e segurança no Essential for Living envolve trabalhar com comandos que protejam o bem-estar físico. Isso inclui responder adequadamente a direções sobre como se comportar em situações de risco ou saúde, como atravessar a rua de forma segura, usar equipamentos de proteção e seguir orientações médicas.

Esse treinamento é feito de maneira prática e gradual, começando com instruções simples que, à medida que o aluno aprende, se tornam mais complexas. O reforço positivo é usado para aumentar a aderência às direções, além de práticas frequentes e a modelagem do comportamento desejado​

  1. Concluir atividades de vida diária

Concluir atividades de vida diária no Essential for Living refere-se à capacidade de realizar tarefas essenciais para a independência, como higiene pessoal, vestir-se, alimentar-se e cuidados domésticos básicos. O ensino dessas habilidades geralmente envolve uma combinação de técnicas, como o uso de reforço positivo, modelagem, e práticas de auto-gestão. A abordagem foca em tornar o indivíduo capaz de realizar essas tarefas sem ajuda, promovendo a independência em sua vida cotidiana

  1. Tolerar situações de saúde e segurança

No Essential for Living, a habilidade de “tolerar situações relacionadas à saúde e segurança” é crucial para ajudar indivíduos a lidar com situações desconfortáveis ou não preferidas que envolvem cuidados médicos ou segurança, como tomar medicamentos, visitar o médico ou usar equipamentos de proteção. O ensino dessas habilidades é gradual, usando reforço positivo e práticas consistentes, com o objetivo de reduzir comportamentos desafiadores e aumentar a tolerância a essas situações importantes para o bem-estar do indivíduo a longo prazo.

  • Conclusão

O Essential for Living é um currículo abrangente focado em ensinar habilidades funcionais essenciais para indivíduos com autismo e outras deficiências significativas. Essas habilidades, conhecidas como os “Oito Essenciais”, incluem fazer pedidos, esperar, aceitar transições, realizar tarefas, aceitar o “não”, seguir direções de segurança, concluir atividades de vida diária e tolerar situações de saúde. O ensino dessas habilidades promove maior independência e melhora a qualidade de vida, oferecendo um caminho inclusivo para o desenvolvimento e a integração social.

 

 

Referências:

MCGREEVY, Patrick; FRY, Troy; CORNWALL, Colleen. Essential for living. Orlando: McGreevy, 2012.

Autor do post:

Luiz Kennedy de Almeida Silva. – Psicólogo (CRP:13/9162), Pedagogo especializado em Psicopedagogia.

 

 

 

 

 

 

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